Vamos procriar peixes em casa?... a idéia é boa e muito atrativa, tanto para os amantes do hobby Aquarismo, quanto para os aquaristas que visam a profissionalização na Piscicultura Ornamental.
O sucesso de uma criação está no planejamento de uma estrutura própria para manipulação, manutenção e flexibilidade da criação, pontos importantes que devem ser estudados pelos futuros piscicultores.Vale a pena projetar um bom sistema técnico de criação, onde devemos pensar não só no presente, mas também no futuro da criação, no crescimento da população criada, na ampliação da estufa, etc.
Como dado-referência (dado básico, a partir do qual, o aquarista, através de um bom senso, vai posiciona-lo conforme suas condições disponíveis), este texto lhe orientará na montagem de uma pequena estufa em um quartinho de: 2x8 m com 1 porta e 1 janela e telhas de cimento amianto.
O espaço é bom?... Parece bom, principalmente se for fora de casa, no quintal, onde suas paredes não dividam dois ambientes, pois a umidade dentro da estufa é muito grande. O telhado sendo de telhas de amianto nos auxiliará na absorção do calor. A princípio, troque uma das telhas, por uma de fibra transparente, pois é importante que o Sol penetre na estufa, uma vez que a Energia elétrica está muito cara atualmente e o ambiente da estufa tem que ser claro durante o dia. (as vezes o Sol que penetra pela janela dispensa a telha transparente).
De posse do local já devidamente limpo, verifique se o piso do quartinho não é de taco ou forração (carpete). Caso seja, retire-os. Deixe o chão sem nada, no puro cimento. Verifique as instalações de água e esgoto de sua casa e observe se podemos adaptar uma pia com torneira (de rosca) e um ralo no quartinho. Serão úteis para as nossas necessidades.Monte nas paredes (b) e (c) estantes de madeira (da boa) ou de aço (tipo escritório). Aproveite toda a parede e saiba que na última prateleira colocaremos os tanques reservatórios para a água descansar. Na parede (d) coloque uma mesinha ou alguns aquários sobre mesas.
Neste local colocaremos todos os acessórios indicados para a criação.
As estantes deverão ser abastecidas de aquários devidamente instalados com tomada de entrada de ar individual. Instale alguns soquetes para lâmpadas incandescentes (1 soquete para cada 2 aquários). Adote o sistema de aquecimento que você pretende usar na estufa (à gás ou elétrico). Saiba que o importante é segurar o máximo de calor dentro do quartinho, onde a temperatura média deverá ser de 35 - 40oC. Instale algumas tomadas próximas à estante. Aproveite a parede (a), e instale o interruptor da luz.
O sistema de aeração que introduziremos aos aquários, deve ser escolhido. De início, vale mais a pena, adquirir alguns compressores comuns de aquários, e utilizando divisores de ar, instale mangueiras em todos os aquários, cada uma com o seu respectivo ajuste de saída de ar. Conforme a criação for aumentando, compre um compressor de ar Tufão II, ótimo para o uso na Piscicultura.
Nos terminais das mangueiras futuramente serão adaptados filtros (internos ou externos), conforme as características da espécie de peixe criada.
As paredes do quartinho devem ser brancas. Prenda um plástico transparente em toda a área da janela e um isopor na face interna da porta, para impedir um empenamento futuro da porta, ou a perda excessiva do calor interno do quartinho.
É interessante a
Os tanques de reserva de água descansada, existentes na última prateleira das estantes, devem ser tampados com tela fina de mosquiteiro, e se possível instale uma torneira neles.
A estrutura está montada.
Escolha adequadamente as espécies de peixes para a sua criação e vá em frente...
Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 06
Nenhum comentário:
Postar um comentário